sexta-feira, 24 de julho de 2009

bairrismo? há controvérsias...

ser bairrista está fora de moda...

foi-se o tempo que reclamar do regionalismo era sinônimo de determinação pelos ideais. Agora, somos todos um bando de velho ranzinzo e gagá, que vive na época da ditadura militar.

Não estou reclamando de nenhum preconceito, nem sequer de algum tipo de racismo, e sim de desigualdade. Desigualdade é a palavra chave de toda história e atualidade desse BraZil (Brasil de gringo é com Z, onde todo mundo é macaco).

Não é só por morar nesse estado chamado Rio Grande do Sul, quase despencando do BraZil, com frio de renga-cusco, mas sim por ter que conviver e aprender a baixar a cabeça pra muitas coisas, as quais não sugerem à essa humilde cabeça feita sob medida pro meu velho bonezinho preto.

Cansei de ouvir que a Gripe A mata menos que uma gripe comum, que está tudo sob controle, que não há motivo para pânico e que a secretaria da saúde está tomando as providências cabíveis e necessárias. Cansei de ouvir falar do "grupo de risco" como se dezenas de mortes fossem menos importantes que outras.

Moro(amos) num estado frio, gelado (nesse momento -2ºC), propenso à resfriados, vejam bem, RESFRIADOS que podem muito bem ser confundidos por gripe. Qualquer sintoma mais agudo em uma pessoa de mais idade, numa criança que demora a acusar o resfriado ou gripe, numa pesssoa que contenha alguma doença como efisema pulmonar e etc entra em pânico. Isso porque os hospitais estão cheios, o contato com nossos vizinhos argentinos e uruguaios é intenso, o frio deixa pelo menos 50% da população com algum sintoma (dor de garganta, respiratório ou dor no corpo) durante o inverno. Com a gripe A, o clima ficou tenso! A mídia do centro do país pode tentar, pode lutar para esconder, mas quem vive aqui já tem total sabedoria que o caos urbano se instalou.

No dia a dia, você pega o ônibus e as pessoas usam máscaras, alguém espirra e todos entram em pânico, as aulas foram suspensas, decretos para que se evitem festas, bailes e reuniões de qualquer tipo, nas academias muito álcool para limpar o pânico (sim só o pânico, pois para mais nada serve). Já vi coisas bizarras como pessoas de luva, tentando mentir que as usam pelo frio, mas no fundo é pra cumprimentar os amigos, enfim...

o bairrismo precisa ser deixado de lado não é escritor?? claaaaro! pura bobagem da sua cabeça, afinal as pesquisas indicam mortalidade de 1,6% apenas, mesmo que tu saibas que essa pesquisa foi feita no verão dos Estados Unidos e que no centro-oeste, norte e nordeste, as temperaturas não chegam nem perto das do sul, lá é quente, lá não existe contato com nenhum país vizinho! Claro!!!! Pura besteira da sua cabeça! das quase 30 mortes no BraZil, 11 foram no Rio Grande do Sul. Não há motivos pra se preocupar com nossos filhos, sobrinhos, avós, parentes e amigos. Não! Isso é bairrismo, defensorismo.....Há gente que diga que nosso caos é social e não da saúde. Estamos apavorados e não há motivo....desde que surgiu essa gripe, foi prometido e desprometido a vacina umas 4 ou 5 vezes e o ministério anunciou a vacina apenas para 2010, enquanto isso....gaúchos (bairristas preconceituosos)....aguentem firme aí...afinal, vocês não são diferentes de ninguém, tão sempre querendo aparecer..

chega de ironia, EU não quero ser número das estatísticas, não quero ser mais um a ver a morte passar e me levar por uma gripe. EU quero ver mobilização! Chega de esconder do resto do BraZil o caos que estamos vivendo. Chega de passar a imagem que aqui está tudo certo, se não posso ir à biblioteca pública da minha cidade, pois está de recesso. Não posso ir à uma festa, porque não há mais!

Eu quero mobilização por meios de comunicação, informação, medidas práticas, pessoas qualificadas e menos mortes.
Eu quero menos desigualdade, quero pesquisas referentes ao olho do furacão, chamado Rio Grande do Sul, o olho do furacão dessa gripe, que está sendo tratado como um estado comum, mesmo morrendo tanta gente.

Nesse país com tanta desigualdade, não pode ser tão fácil assim, esconder o caos que está a saúde, a omissão das autoridades e só pra encerrar, deixo-lhes um obséquio:

Gripe A - Rio Grande do Sul
85 casos confirmados!
11 mortes
caos na saúde
população sem respostas escondendo-se em casa
pessoas morrendo todos os dias

e nossa querida governadora, tomando medidas drásticas, como sair de férias...

tá certo, eu estou maluco, eu sou bairrista, pouco importa, ela quer é descansar....tadinha!

Um comentário:

Unknown disse...

o país é uma vergonha.. Se dizem que Rio de janeiro é a favela do brasil, não me adimiro que o brasil é a favela do mundo. cada vez mais mortes, mais pânico, e como sempre o governo cagando e andando pra população. O rio grande do sul, é o lugar onde esta concentrado maior casos de gripe A, e enquanto uma epidemia se alastra no estado, o governo só esta pensando em receber seu dinheirinho pra sair de férias, e esperar pra que quando voltarem, tudo esteja resolvido..