sábado, 25 de setembro de 2010

Nulo ou no Tiririca...

Faltam 8 dias para o dia 3 de outubro.. (ah vá)..

3 de outubro, uma data tão importante...ou nem tanto assim na visão do povo brasileiro...

Eleições, escolha dos maiores cargos, das pessoas que irão liderar e conduzir os rumos do Brasil pelos próximos 4 anos. Talvez você ache importante, outros não. Aliás, a grande maioria não.

Converse com seus amigos, pais, familiares....a grande maioria esmagadora, está "pouco se lixando" ou no termo mais xulo "cagando e andando" para as eleições. Se eu acho digno? Não.
Algumas frases tomam conta dos meus ouvidos e até da televisão, salas de aula, debates e irrigam a ideia de outras indecisas pessoas, ou de pouca opinião, não formada ou até omitida.

O que quero dizer é que no Brasil, eleições não tem importância alguma. E o povo, em sua grande maioria é quem paga por isso ao ligar a televisão ou abrir o jornal e saber de tanta barbárie. As pessoas que lá estão, na câmara ou no senado, são escolhas nossa, a palhaçada com nossa face e a corrupção é fruto de uma semente criada dentro de casa: a falta de seriedade nessa hora.

Canso de ouvir que: "Político é tudo ladrão, votarei nulo..." ou mais adiante..."o Brasil não tem solução, todo mundo rouba, votarei em quem rouba menos, no caso o Tiririca"

-"Vou votar nulo, ou no Tiririca" diriam sábias milhões de pessoas.

Votar nulo só contribui mais ainda com a palhaçada. Uma informação muito divulgada nos períodos eleitorais é a de que, havendo a metade mais um dos eleitores votando nulo, o pleito é anulado e todos os candidatos daquela eleição devem ser substituídos.

Esse mito provavelmente tem fruto em alguma confusão na hora de interpretar o art. 224 do Código Eleitoral:

“Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos (…) o Tribunal marcará dia para nova eleição (…)”

E aí, e aí, e aí? - já diria o câmera man do pânico na Tv.

-"Ah! Votar em branco não vou, porque dá voto pra quem tá ganhando!"

Essa é a maior das ignorâncias que um ser que respire nesse país possa ter....o mínimo de informação que NÃO chega até a mente do povo brasileiro. Votar em branco é simplesmente a mesma coisa que anular seu voto.

Essa é uma informação da época em que o voto ainda era feito pela cédula de papel. Naquela época, era possível deixar a cédula de votação em branco. Com a cédula em branco, na hora da contagem de votos, era muito fácil alguém marcar um voto para um candidato qualquer, sem que o dono da cédula sequer tivesse conhecimento do fato.

Para evitar então que fosse inserido um voto qualquer em sua cédula, os eleitores rabiscavam ou escreviam qualquer coisa – geralmente xingando o candidato – na cédula, anulando seu voto. Desta forma, não seria possível que alguém inserisse um voto aleatório naquela cédula de votação. Daí surgiu a ideia de que era melhor anular o voto do que deixar a cédula em branco, para não correr o risco de seu voto ser utilizado indevidamente.

Certo pequenas borboletas? Ok. Prossigamos...

Então, o povo busca seu refúgio nos heróis da televisão...

Tiririca, pior que tá não fica, será com certeza absoluta o deputado mais bem votado de todo o país, com a ideia que o povo brasileiro buscara refúgio dos candidatos bandidos, votando em um comediante, que até mesmo sua identidade "Francisco" não usa, e sim o seu personagem...

onde está o problema? não é nada contra o Tiririca, nem contra a sua honestidade....não tenho poderes pra julgar alguém nessa vida..o problema está na informação....bendita informação..

Politicar, exercer o cargo de deputado é algo que exige influências, vida na política e experiência pra apresentar projetos viáveis e argumentados...e não projetos sem pé nem cabeça ou surreais..
Digo isso pois, lendo a entrevista com o candidato, percebi algumas coisas que o povo brasileiro deveria considerar. Ou pelo menos esse que vos fala, considerará na hora de escolher (já escolhi todos meus candidatos).

Sabe o que o PR propõe, como se situa na política?

Cara, com sinceridade, ainda não me liguei nisso aí, não. O meu foco é nessa coisa da candidatura, e de correr atrás. E caso vindo a ser eleito, aí a gente vai ver.

Provavelmente, aí está a prova que será apenas mais um candidato que irá fazer o que o seu partido manda, pelos ideais do PR e buscando alianças usando como argumento a popularidade do Tiririca.

Tem algum projeto concreto que você queira levar para a Câmara?

"De cabeça, assim, não dá pra falar. Mas como tem uma equipe trabalhando por trás, a gente tem os projetos que tão elaborados, tá tudo beleza. Eu quero ajudar muito o lance dos nordestinos."

Por que eu deveria votar em alguém que não tem projeto algum? Mas continuemos com a entrevista que segue com outras perguntas mais diretas...

...

Quem financia a sua campanha?

Então... o partido entrou com essa ajuda aí... e eu achei legal.

Você tem ideia de quanto custa a campanha?

Cara, não tá sendo barata.

Mas você não tem ideia?

Não tenho ideia, não.

O que você conhece sobre a atividade de deputado?

Pra te falar a verdade, não conheço nada. Mas tando lá vou passar a conhecer.

Até agora você não sabe nada sobre a Câmara?

Não, nada.

.....


É amigos, é esse o candidato que você quer que represente seus interesses na câmara?

Que vai ajudar a sua cidade ou região com algum projeto interessante?

Tem capacidade e informação pra isso?

Talvez alguém diga que o esforço em estudar e ir atrás disso tudo fará com que ele se torne um bom político ou pelo menos melhor do que os que lá estão...

mas eu acho que ele na verdade nunca esteve nem aí pra política, nunca estará e é uma grande jogada de marketing do PR somente...a prova? está aqui..

...

Em quem votou para deputado na última eleição?

Pra te falar a verdade, eu nunca votei. Sempre justifiquei meu voto.

...


alguém que nunca sequer votou quer o que na política brasileira?

Tirem suas próprias conclusões, a fonte está em:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/787678-nao-e-piada-e-a-realidade-diz-tiririca-sobre-slogan-de-campanha.shtml

acho que o que vem aí para nossas vidas é muito mais importante do que fazer isso com o seu voto. Pense bem, informe-se, o mínimo e aposte suas fichas em alguém que pelo menos tenha o mínimo para lhe oferecer.

Minha ex-professora de português diria que esse texto possui muitas perguntas. Mas eu diria que informalmente o que move o mundo são as perguntas, e não as respostas.

abraços..


Nenhum comentário: