domingo, 23 de janeiro de 2011

Hipocrisia, opinião e relacionamentos...

-título ao melhor estilo PC Siqueira-

Segundo meu grande e eterno amigo Aurélio...
Hipocrisia: impostura, fingimento; manifestação de virtudes ou sentimentos que realmente se não tem.

-Nada a acrescentar.

Às vezes na vida torna-se necessário parar, refletir, repensar, rever conceitos. Isso é procurar não somente ser mais sábio como dar um "FeedBack (fidibéqui se você tem sotaque nordestino)" nos momentos de sua vida.
Deixado levar pelo impulso do dia a dia, o sufoco de tanta informação com a tecnologia à frente de seus olhos e tanta gente faladora, opinadora...cheia de virtudes e liberdade pra escrever, falar, comunicar, expressar o que acha que acabamos entrando em uma realidade tão comum: a falta de lucidez.
Esse tal impulso nos torna um tanto quanto robôs da opinião alheia. Você lê, ouve, assiste e assimila o que lhe é dito e com tantas coisas pra se preocupar nesse corrida vidinha acaba lhe tirando a lucidez de viver da forma mais consciente e tolerante possível.
Por quê rever conceitos? Porque tão opcional quanto viver, é a nossa constante mudança, evolução ou não e alteração das nossas formas de ver a vida, nossos valores e principalmente nossas opiniões. Raul Seixas diria que somos uma metamorfose ambulante, ou pelo menos ele preferia ser, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

Basta olhar ao seu redor e perceber quanta gente nos cerca com opiniões clichês: "Big Brother é falta de cultura, desligue a tv e vá ler um livro"...isso escrito no próprio twitter ou orkut, fontes de cultura.

Bem vindo à hipocrisia, onde poucos se salvam.

Entendamos, não quero de forma alguma que confudimos hipocrisia com opinião. Nem sempre você precisa fazer algo melhor, ser melhor ou até pouco entender sobre algo para ter o direito de criticar ou até mesmo elogiar algo. Já pensou o que seria do Galvão Bueno que não sabe dar um chute a gol? Será que o Arnaldo Jabor é tão bom marido ou presidente quanto às crônicas que escreve?.....Não é nada disso.

Hipocrisia presenciamos diariamente e tão constantemente que se torna algo comum entre a grande maioria de pessoas que conhecemos. Seria eu, um grande hipócrita em dizer que nunca fui um. Mas é sempre mais fácil ver o erro alheio do que o nosso.
Às vezes você reclama tanto que as pessoas não levam a sério, não o valorizam ou não o tratam como você julga que deveriam...mas será que muitas vezes o erro está no próximo e não dentro de nós mesmos?

Certa feita comentei que em época de eleição, brasileiros entonam em coro "votarei em branco, político é tudo ladrão" ou votam no Tiririca como forma de protesto, e aí depois de tudo que tem visto, vê que antes mesmo de exigir daqueles que o representam honestidade, precisa-se olhar para dentro de casa, se somos também honestos, se levamos a sério a política para que ela posteriormente nos leve a sério. Voto não é brincadeira, muito menos quem você escolhe, assim devolver o que não é seu a quem pertence é honestidade. A mudança começa dentro de nós mesmos.

Quantas pessoas, e hoje em dia digo homens e mulheres você ouve reclamando de relacionamentos? São tantos, a maioria esmagadora. É tão comum ouvir a descrença humana no amor que parece que estamos falando de um bem material que se compra na esquina por uma bagatela, talvez 1,99 sem bala no troco. Será que se alguém não nos leva a sério, nos engana ou até mesmo nos decepciona constantemente na vida íntima merece que insistimos nela mesmo? Talvez seja hipocrisia nossa reclamar tanto dos defeitos alheios sem a menor virtude de saber escolher quem entra e sai de nossas vidas, com quem nos relacionamos. Não se pode exigir as melhores virtudes sem começar pelas nossas virtudes pessoais.

Talvez seja bem óbvio, mas traduzir simplesmente não é meu objetivo...e sim abordar o tamanho da diferença que essa palavra faz em nossas vidas. Como você espera respeito mútuo no seu trabalho, faculdade ou amigos se no menor dos problemas você se descontrola e perde a paciência?...Sejamos tranquilos, procuremos ouvir mais do que dizer. Muita gente fala demasiadamente, sem dizer uma palavra realmente.
Ouvir e ser tolerante muitas vezes é a melhor das opiniões. Nem sempre falar o que você pensa é o melhor dos caminhos para que você obtenha respeito e apreço dos demais.

Intrigas, brigas e entrar na vida alheia é o caminho da perdição. É dar sorte ao azar, é permitir que a vida e o tempo te mostrem que os mesmos defeitos que você viu no próximo sempre estiveram em você, e que de tanto olhar pros lados você esqueceu de olhar pra dentro e consequentemente pra frente, evoluindo. Conhecer a si mesmo sempre é o maior desafio, e tão somente assim...com essa sábia forma de viver, conseguimos ser mais tolerantes, pacientes e decididos quanto à nossas escolhas na vida.

Homens: Existe algo mais atraente e apaixonante em uma mulher do que a serenidade da mesma em um momento de dificuldade? Não pra mim. Talvez se eu fosse da grande maioria apaixonada por bundas e peitos estaria aqui ridicularmente apontando-me o dedo e refletindo: "se é isso que me atrai, é isso que terei, é essa a minha escolha e suas consequencias".

Mulheres: Existe algo mais atraente e apaixonante ( crise de homossexualismo ) do que um homem tranquilo, decidido, bem resolvido e sério ( bem humorado, mas honesto e vitorioso na vida) que trate você como uma mulher, com educação e bom senso?
....Talvez se você procure um bom carro, um bom sexo ou até mesmo um galã de Hollywood isso não faça qualquer sentido na sua procura, mas como anteriormente foi dito..é isso que você vai encontrar e sofrer as consequencias.

Isso também é hipocrisia! Uma arte milenar.

Houve uma época em que eu teria toda a liberdade de dizer aqui, que os homens não levam relacionamentos a sério, são interesseiros e só pensam em sexo. Houve....houve...não há mais...
Isso porque há uma tênue linha entre homens e mulheres em relacionamentos que nos separa. Ela chama-se: Hipocrisia.

Mulheres conseguiram firmar e nivelar seus direitos. Mulher que tem relacionamentos esporádicos hoje é independente, descolada. Homem é cachorro. E não sejamos hipócritas em dizer que não há homens nem mulheres sérios que busquem relacionamentos duradouros. Ambos existem, basta percebermos a linha que nos separa entre um homem que diga que prefere sexo sem compromisso e uma mulher que diga que não é isso que quer, mas sai apenas com homens que fazem o mesmo, não valorizando suas próprias virtudes e ideais. Pura e mera hipocrisia.

Não quero dizer que mulheres são apenas mais hipócritas que homens. Acho um tédio sem limites essa guerra de sexo. Feministas, machistas...etc...isso tudo é um grande porre! Não sejamos fúteis a ponto de acreditar que estamos em lados diferentes. Estamos do mesmo lado, como seres humanos de sentimentos, separados por peculiaridades tanto hormonais quanto comportamentais. Mas isso não nos torna adversários, pelo contrário: estamos unidos na arte de errar como seres humanos fálios, compreensíveis mas com um grande dever evoluir sempre. De buscar informação, se planejar e fazer aquilo que julga merecedor de vitórias logo ali adiante.

Como já disse em um outro texto, não sejamos apenas mais um, apenas um amontoado de opiniões e personalidades misturadas. Não sejamos os outros e não deixemos a hipocrisia tomar conta de nossas vidas. Os erros e opiniões distintas alheias servem para que abasteçamos nossa mente com argumentos e conceitos. Só assim iremos conseguir ver o problema e não o repetir. Se conseguirmos ver a diferença entre o que está no outro e o que está em nós.

Abraços!

Um comentário:

Unknown disse...

Massa o texto cabeça...